quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Mágoas de papai e de mamãe


Pergunta: a teoria é muito bonita. Mas na prática, por mais que a gente tente estar bem com os própios pais, ou o passado, parece que sempre fica um pinguinho de emoção renitente, manchando as boas intenções. Pelo menos isso acontece comigo. Mesmo tendo a compreensão do todo, ou seja, que eles são mais que meus pais, são gente tentando SER, como eu, me deram a vida, fica aquela mágoa, de um dia qualquer onde houve um desentendimento e tudo começou....e nunca mais terminou.


Obrigada pelo seu comentário. O tema “pais” é um dos mais importantes para todas as pessoas. Os carregamos para sempre dentro de nós, mais ainda, somos resultado deles. Muitas vezes o filho se vê separado dos pais, se vê melhor, acha que os pais não fizeram o que deveriam ter feitos. O filho acha que sabe melhor. E assim fica magoado com as ações dos pais. Tem tantas “vozes” que dizem o que é o certo, como deveriam ser as coisas. Mas como as coisas deveriam realmente ser? O que de fato é o papel dos pais? Exatamente, é dar a vida. Isto é o mais importante de tudo, o resto outras pessoas podem fazer, como alimentar, educar, ensinar... A vida só vem através dos pais, é isto que dá a importância a eles, e não o que fizeram ou deixaram de fazer. Hoje em dia a sociedade é tão cheia de informações, conhecimentos e pesquisas que pensa que está sabendo tudo, ou pelo menos que pode chegar a saber, que pode explicar tudo. Mas... como se pode explicar a vida? Ela é um presente, e este presente precisa ser tomado pelo filho do jeito que veio, sem reclamação; sim, poderia ter vindo de “melhor” forma, mas veio desta forma, da forma certa para cada um. E claro, cada um está pensando o tempo todo em si mesmo. Raramente paramos para pensar nos outros. Cada um tem o seu pacote a carregar, os pais também, e normalmente os filhos não percebam isto, e querem mais e mais e mais, em vez de agradecer primeiramente o que eles receberam: a vida. O resto cada um pode fazer por si mesmo. Responsabilizamos os pais pela desgraça dos filhos. Eles fizeram o que puderam da forma que puderam e isto precisa bastar. Depois de crescer está na hora do filho tocar a vida para frente.

Sei que se livrar das mágoas é uma coisa bem complicada. Carregamos elas escondidas na profundeza dos nossos corações, fechadas a sete chaves. E conscientemente é difícil se desfazer destas emoções enraigadas, dói demais até para olhar. E então preferimos não olhar. E continuar carregá-las escondidas.

A constelação trabalha exatamente com estas emoções que nos perseguem a vida toda. Neste trabalho não olhamos para as explicações lógicas, olhamos para o inconsciente que leva os membros da família a agir de tal forma. E um breve olhar joga luz nos emaranhamentos desconhecidos do sistema familiar, e assim surge uma nova compreensão, antes impossível de imaginar. As soluções aparecem como um toque de mágica. E isto pode mudar profundamente a forma de ver a vida. É um alivio imediato de pesos que carregamos há muito tempo.
O explicar não chega a abranger o que significa vivenciar isto na própria pele.

A vivência é poderosa, com efeito imediato.

Numa constelação você pode descobrir a verdadeira origem desta mágoa, que geralmente não tem nada a ver com os pais...

Se tiver mais perguntas ou dúvidas, estou a sua disposição

abraços
Theresa Spyra

Conhaça o trabalho da terapeuta alemã Theresa Spyra, clicando aqui.

Nenhum comentário: