quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Problema com drogas e vícios


Meu nome é Regina. Não sei se é aqui que coloco a pergunta. O que quero falar é um assunto que me preocupa muito. Meu filho mais velho está envolvido com vício, já esteve internado várias vezes. Não sei o que faço. Tenho medo que aconteça o pior. Eu fiz tudo o que podia por ele. Parece que nem ta aí com nada. O que faço? A constelação sistêmica trabalha caso assim? Fico aguardando. Obrigada e desculpa o desabafo.

Sei o quanto é preocupante a questão de vícios. Como não conheço o caso, vou dar uma idéia por cima, que é o que a Constelação Sistêmica demonstra.
No trabalho da Constelação se mostra geralmente que nos casos de vício há a ausência da energia masculina, que significa o desprezo que a mãe sente pelo pai (marido). A criança sente este desprezo, e como ela é parte da mãe, como também do pai, ela se sente também desprezada. Algo nela não está bom, isto gera um conflito. Quando o pai não está sendo valorizado, a criança, a filha (ou filho) deste pai, também se sente sem valor. Isto pode levar ao vício.
O respeito ao pai através da mãe geralmente pode aliviar este quadro.
Porém isto depende muito do caso. Uma criança pode se tornar viciado quando adulto porque a mãe está viciada, ou no caso de vício com drogas pesadas, esta pessoa pode estar identificada com outro membro do seu sistema familiar.
A constelação familiar pode trazer os emaranhamentos à luz e dar uma solução satisfatória tanto para o filho como para os pais.
Obrigada.


Conheça o trabalho da facilitadora de Constelação Sistêmica e terapeuta alemã, Theresa Spyra. Clique aqui

Nenhum comentário: